Este livro apresenta como preocupação central a aprendizagem humana. A partir do tema principal os diferentes textos desenvolvem-se e explicitam seus desdobramentos. As abordagens, embora distintas, estão interligadas e acompanham a demanda de interdisciplinaridade, atualização e cientificidade do tema para novas propostas interativas, seja na escola, família ou sociedade.
Capítulos: 1. Aprendendo o rumo contínuo da condição humana; 2. Autoria de pensamento: contribuição às bases teóricas da Psicopedagogia; 3. Objetividade e Subjetividade: conflitos e perspectivas; 4. “Leitura e Escrita um Direito de Todos”; 5. Em Defesa da Leitura; 6. A construção da ética ou da esperança no Brasil, por meio dos Conselhos; 7. Interdisciplinaridade: Elemento Necessário para uma Escola Inclusiva; 8. Família: “Locus” da Aprendizagem Humana; Matrizes epistemológicas e a avaliação educacional; 9. Formação da Personalidade e a Relação com a Aprendizagem.