COMBO CRITÉRIOS PARA ESCOLHAS PROFISSIONAIS:
1 Curso EAD – Critérios para Escolhas Profissionais
1 Coleção – Critérios para Escolhas Profissionais
Coleção – Critérios para Escolhas Profissionais
Objetivo
Trata-se de um jogo, que tem como objetivo facilitar as escolhas profissionais de jovens ou adultos, promovendo o desenvolvimento da identidade vocacional-ocupacional e treinando a capacidade de decisão autônoma.
Público-alvo
O Jogo pode ser utilizado com jovens ou adultos em diferentes momentos ou situações da carreira profissional:
o Orientação profissional ou de carreira;
o Preparação para a aposentadoria;
o Sensibilização para a primeira escolha profissional.
Aplicação
Individual ou Coletiva.
A aplicação é feita em três etapas:
(1) Definição de critérios para escolhas profissionais e identificação de profissões/ocupações: duração entre 40 e 60 minutos;
(2) Pesquisa da realidade profissional, etapa que é realizada como tarefa de casa, entre duas sessões;
(3) Avaliação das profissões/ocupações: duração entre 30 e 50 minutos.
Descrição
É um jogo psicopedagógico, composto por cinco cartões coloridos contendo palavras-estímulo referentes aos aspectos explorados (Ambiente de Trabalho, Objetos/Conteúdos de Trabalho, Atividades de Trabalho, Rotina de Trabalho, Retornos do Trabalho), podendo ser utilizado por profissionais que se interessem em estimular uma reflexão sobre as escolhas profissionais.
Itens:
1 Livro de Instruções Vol. 1;
1 Livro de Aplicação Meus Critérios para Escolhas Profissionais Vol. 2 – Bloco 25 folhas;
1 Livro de Aplicação Realidade Profissional Vol. 3 – Bloco 25 folhas;
1 Livro de Avaliação das Profissões/Ocupações Vol. 4 – Bloco 25 folhas;
1 Livro de Aplicação Coletiva Vol. 5 – Bloco 25 folhas;
Fichas de Aplicação.
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Curso EAD – Critérios para Escolhas Profissionais
Descrição
O jogo tem como objetivo facilitar as escolhas profissionais de jovens ou adultos, promovendo o desenvolvimento da identidade vocacional-ocupacional e da capacidade de decisão autônoma. permite ampliar o autoconhecimento, refletir sobre as expectativas com relação ao futuro profissional, definir critérios para as escolhas profissionais, identificar profissões ou ocupações relacionadas aos critérios, realizar uma pesquisa orientada sobre a realidade profissional e avaliar criteriosamente as profissões ou ocupações identificadas e pesquisadas. Pode ser utilizado com jovens ou adultos, em diferentes momentos ou situações da carreira profissional, tais como: adolescentes em fase de primeira escolha profissional, jovens adultos em reorientação profissional, formandos universitários ao escolher a área de trabalho e/ou os projetos pós-universitários, adultos em transição (de emprego, cargo…) ou redirecionamento profissional, indivíduos que pretendem desenvolver uma nova atividade profissional pós-aposentadoria, indivíduos em reinserção profissional (devido a alguma incapacitação que os impede de retornar à mesma atividade profissional). O jogo pode ser aplicado individualmente ou em grupo, em três etapas: (1) Definição de critérios para escolhas profissionais e identificação de profissões/ocupações, com duração entre 40 e 60’; (2) Pesquisa da realidade profissional, realizada como tarefa de casa, entre duas sessões e discutida ou complementada (se necessário) em uma sessão, e (3) Avaliação das profissões/ocupações que dura entre 30 e 50’, dependendo do número de profissões/ocupações a serem avaliadas e comparadas. O curso é dividido em dois módulos, compostos por um total de três aulas. No primeiro módulo serão apresentadas as bases teóricas que respaldaram a construção do instrumento, os seus usos e materiais. No segundo, serão apresentadas, passo-a-passo, as etapas de aplicação, análise e discussão do jogo.
Objetivos
Geral
Apresentar o Jogo Critérios para Escolhas Profissionais, a base teórica que fundamentou a construção do instrumento e o público a qual se destina a técnica. Assim como, apresentar a etapas de aplicação, análise e discussão dos resultados apresentados pela técnica.
Específicos
– Apresentação do Jogo – Critérios para Escolhas Profissionais.
– Descrever o embasamento teórico que respaldou a construção da técnica.
– Apresentar a etapas de aplicação, correção, análise e interpretação dos resultados.
Conteúdo Programático
Módulo 1:
Apresentação das bases teóricas que respaldam a construção do instrumento, contexto de aplicação e materiais necessários.
Módulo 2:
Passo a passo das etapas de aplicação, análise e discussão dos resultados.
Docente
Kathia Maria Costa Neiva – CRP 06/ 15408
Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981), especialista em Orientação Profissional pelo Instituto Sedes Sapientiae (1982) e Doutora em Psicologia pela Université Paris V (René Descartes) (1990). Ampla experiência como professora universitária e psicóloga, atuando principalmente nas seguintes áreas: orientação profissional, teorias e técnicas de grupo, intervenção psicossocial e pesquisa. Experiência de mais de dez anos como coordenadora de curso de psicologia. Possui várias publicações: livros, artigos, teste psicológico e jogo psicopedagógico
Carga Horária
02 Horas*
Público Alvo
Psicólogos e estudantes de Psicologia a partir do 7° semestre
*Horas calculadas a partir do número de atividades de cada curso. Essas atividades podem incluir a leitura de artigos, slides ou textos de apoio e a realização de exercícios, incluindo vídeos.
**O acesso ao curso ficará disponível por 60 dias