Cart

Compreensão de Leitura: Teoria e Prática

Disponibilidade: 2 Em estoque

R$90,06 N/D

Detalhe: Psicologia Escolar/Aprendizagem
ISBN: 978-85-85439-44-6
Autor: Jane Oakhill, Kate Cain e Carstein Elbro
Idioma: Português
Edição: 1
Ano Publicação: 2017

Em estoque (pode ser encomendado)

Quantidade:

Autores: Jane Oakhill, Kate Cain e Carstein Elbro

Tradução e adaptação: Adail Sobral

Compreensão de leitura

Teoria e prática

O objetivo principal da leitura não é o processo de ler as palavras, mas de entender aquilo que lemos. Por isso, nos últimos anos há uma ênfase crescente na importância da compreensão de leitura. Contudo, existem ainda poucos trabalhos sobre esse tema vital que sejam acessíveis a estudantes, professores em atividade e formadores de docentes.

Compreensão de leitura: Teoria e prática apresenta um panorama de pesquisas recentes sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e os problemas de compreensão em crianças. O livro oferece um exame detalhado de competências-chave que contribuem para essa capacidade, bem como as características de crianças que têm dificuldades nessa área, examinando maneiras de auxiliar e aprimorar a compreensão. É um texto em linguagem acessível destinado a estudantes e profissionais sem experiência com a psicologia da leitura e com os problemas relacionados à leitura.

Este manual indispensável faz a seguinte pergunta: “O que é compreensão?”. Os autores examinam a compreensão de diferentes unidades da língua – a compreensão de palavras isoladas, de frases e de textos em prosa – e delineiam o que os leitores (e ouvintes) têm de fazer para entender com sucesso um texto extenso. Este livro também considera a compreensão com diferentes objetivos, em particular ler por prazer e ler para aprender, analisando como as características do leitor – como o interesse e a motivação – podem influir no processo de compreensão.

Ao longo do texto, destacam-se intervenções bem sucedidas, experimentais e desenvolvidas em sala de aula. Em cada capítulo, o leitor encontra ideias práticas para uso na sala de aula, quadros, sumários e glossários que detalham os pontos principais e explicam os termos técnicos utilizados.

As área abordadas neste livro são:

– leitura e compreensão de palavras;

– desenvolvimento de competências de compreensão;

– dificuldades de compreensão;

– avaliação;

– ensino para melhoria da compreensão.

Sumário

1. O que pretende, afinal, este livro?

2. Competências e processos

3. A avaliação da compreensão e as características da compreensão malsucedida

4. Inferências: ir além dos limites de detalhes explícitos para ver o sentido do texto

5. Conhecimento e aprendizagem dos significados da spalavras

6. As frases e suas conexões

7. Identificação e uso da estrutura do texto durante a leitura

8. Isso faz sentido? Monitoração do significado

9. Juntando as peças

Autores

Jane Oakhill

Professora de psicologia experimental na Universidade de Sussex, na Inglaterra.

Kate Cain

Professora de língua e letramento no departamento de psicologia na Universidade de Lancaster, na Inglaterra.

Carsten Elbro

Professor de leitura e diretor do Centro de Pesquisa em Leitura (Centre for Reading Research) na Universidade de Copenhage, na Dinamarca.

Peso 0,600 g
Dimensões 21 × 3 × 31 cm
Carregando...