Cart

Conhecimentos Essenciais Para Atender Bem a Criança com Autismo

Disponibilidade: 1 Em estoque

R$35,00 N/D

Detalhe: Avaliação Clínica/Fonoaudiologia
Autor: Jacy Perissinoto
ISBN: 85-87992-07-4
Idioma: Português
Edição: 1
Ano Publicação: 2003

Em estoque

Acreditando que se entende o distúrbio de um indivíduo na medida em que são considerados todos seus aspectos vitais, Jacy Perissinoto organiza o livro “Autismo”, que aborda esse desvio de linguagem em diversos contextos.

O livro traz a evolução das pesquisas acerca do autismo, observando a limitação verbal, comunicacional, social e a facilidade em memorizar. Diversos estudos indicam os primeiros sinais do transtorno: destaca-se a ausência de respostas a estímulos verbais e não-verbais e a incapacidade de simbolizar e interpretar a mensagem do outro. Entretanto, a obra ressalva que qualquer diagnóstico antes dos ter primeiros anos de vida é insuficiente, pois ainda não se consegue diferenciar atraso de desvio.

Desde o nascimento, o ser humano mantém uma linguagem comunicacional com o mundo exterior; seja através de gestos, olhares ou choro. A obra explica o comportamento autista, por meio de casos clínicos, e evidencia a importância da família no desenvolvimento das habilidades atrofiadas.

Utilizando situações rotineiras, o livro descreve a resposta típica e a autista para diversos estímulos, e identifica falhas na Detecção de Olhar, Meta-representação, Coerência Central e Teoria da Mente.

Após apresentar a metodologia de avaliação, para o Fonoaudiólogo atuar nesses indivíduos – desde a entrevista até a relação com o paciente – a organizadora sugere mecanismos de intervenção terapêutica que unem profissional, família e escola.

“Autismo” além de ser um incentivo à inserção social do indivíduo com o transtorno, proporciona ao leitor densa teoria e empirismo, diluídos no sentimento de solidariedade.

Sumário

Capítulo I – Histórico do Autismo
Conceito e Terminologia
Diagnóstico Diferencial
Curso de Evolução

Capítulo II – Processo de Evolução da Criança com Autismo
Interação Social
Comunicação
Padrões de Interesse e Atividades
Falhas Básicas

Capítulo III – O Desenvolvimento da Comunicação e da Linguagem no Autismo
Pressupostos Teóricos sobre Comunicação e Linguagem
Comunicação e Linguagem na Criança com Autismo
Considerações Finais

Capítulo IV – Linguagem da Criança com Autismo
Perspectiva do Desenvolvimento
Linguagem e Autismo

Capítulo V. Avaliação Fonoaudiológica da Criança com Autismo
Resgate da História do Desenvolvimento
Avaliação da Linguagem: corte transversal na história

Capítulo VI – Intervenção na Linguagem da Criança com Autismo
Intervenção Fonoaudiológica
Intervenção Educacional
Intervenção Multidisciplinar

Capítulo VII – Considerações Finais

Peso 0,230 g
Dimensões 16 × 1 × 23 cm
Carregando...