OBJETIVO
Avaliar a maturidade para a escolha profissional e detectar quais dos aspectos que a compõem estão mais e menos desenvolvidos.
PÚBLICO-ALVO
– Indivíduos cursando o nono ano do ensino fundamental, primeiro, segundo e terceiro ano do ensino médio;
– Pessoas que já concluíram o ensino médio e que estão escolhendo sua futura profissão ou ocupação;
– Alunos universitários em reorientação.
APLICAÇÃO
Individual ou coletiva. Não existe limite de tempo para a realização do teste, geralmente são necessários de 15 a 30 minutos para sua execução.
ÁREAS DE APLICAÇÃO
Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e Orientação Profissional.
DESCRIÇÃO
A escala é formada por 45 itens distribuídos em cinco subescalas: Determinação, Responsabilidade, Independência, Autoconhecimento e Conhecimento da Realidade Educativa e Socioprofissional.
Para responder à escala, o avaliado deve considerar com que frequência atua ou pensa em cada uma das situações propostas nos itens. As respostas devem ser assinaladas no livro de aplicação e a correção é feita com ajuda de um crivo de avaliação que possibilita a contagem da pontuação das cinco subescalas avaliadas bem como a escala total. Todos os resultados devem ser anotados no livro de avaliação para então serem interpretados.
COMPOSIÇÃO
1 Livro de Instruções Vol. 1;
1 Livro de Aplicação Vol. 2 – Bloco com 25 Folhas;
1 Livro de Avaliação Vol. 3 – Bloco com 25 Folhas;
1 Crivo de Correção.
1 Caixa para guardar o material.