”Pensar a infância e adolescência em situação de rua é, sobretudo, trabalhar com a infância em situação de vulnerabilidade social e com famílias e contextos sociais em situação de vulnerabilidade. É preciso, portanto, voltar… Voltar as nossas pesquisas e propostas de intervenções para as comunidades de baixa renda, voltar para as famílias negligenciadas pelas políticas públicas, voltar para as escolas… Portanto, voltar-se para toda a diversidade de atores, programas e políticas sociais, loca¬lizados em diferentes endereços desconhecidos”, os quais estão em diferentes níveis, relacionados ao fato de que crianças e adolescentes continuam a fazer da rua o seu principal (ou um dos principais) contextos de desenvolvimento. Junto a estes podemos contribuir para o fortalecimento e desenvolvimento de alternativas mais viáveis e sadias de projetos de vida para essas crianças e adolescentes.
Parte I – Aspectos teórico-metodológicos; Capítulos: 1. Crianças e adolescentes em situação de rua: história, caracterização e modo de vida; 2. Resiliência e vulnerabilidade na vida de crianças e adolescentes em situação de rua; 3. A situação de rua como contexto de desenvolvimento infantil: discussões metodológicas; 4. Aspectos metodológicos nas pesquisas com crianças e adolescentes em situação de rua; 5. Princípios éticos nas pesquisas com crianças e adolescentes em situação de rua; Parte II – Aspectos desenvolvimentais; Capítulos: 6. Famílias de crianças e adolescentes em situação de rua; 7. Além do saber ler e escrever: a escola na vida das crianças em situação de rua; 8. Emoções morais: desvelando a moralidade das crianças e adolescentes em situação de rua; 9. Saúde de crianças e adolescentes em situação de rua; 10. Crianças em situação de rua: trabalho e processos de socialização; 11. A exploração sexual comercial de crianças e adolescentes em condição de rua: uma das piores formas de trabalho infantil; 12. Uso de drogas por crianças e adolescentes em situação de rua e a busca de intervenções efetivas; 13. Comportamentos sexuais de risco em crianças e adolescentes em situação de rua: vulnerabilidade a doenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS; 14. Rua, virilidade e violência: crianças e jovens em situação de extrema vulnerabilidade social e pessoal; Parte III – Intervenções com crianças e adolescentes em situação de rua; Capítulos: 15. Trajetória de vinculação institucional de crianças e adolescentes em situação de rua; 16. Profissionais que atendem crianças e adolescentes em situação de rua: conquistas alcançadas e desafios enfrentados; 17. Educação social de rua; 18. Inter-Rua: experiência de Porto Alegre; 19. Experiência das Casas Lares: uma alternativa possível para crianças e adolescentes em situação de rua.