Cart

PAY ATTENTION! – Manual

Disponibilidade: 0 Em estoque

R$150,00 N/D

Detalhe: Avaliação Neuropsicológica Infantil
Autor: Jennifer Thomson, Kimberly Kerns, Lynn Seidenstrang, McKay Moore Sohlberg e Catherine Mateer
Idioma: Português
Edição: 1
Ano Publicação: 2018

Disponível por encomenda

Quantidade:

Descrição

Os déficits de atenção e Funções Executivas (FEs) estão relacionados a uma variedade de condições clínicas, incluindo trauma cerebral, anóxia/hipóxia, transtornos do desenvolvimento, exposição pré-natal a toxinas (como drogas e álcool) e transtornos de aprendizagem. A maioria das crianças com déficit de atenção é diagnosticada com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), sendo esse um problema de saúde mental bastante frequente em crianças, adolescentes e adultos em todo o mundo.

A reabilitação neuropsicológica ou cognitiva tem uma serie de definições, mas pode ser entendida como um conjunto de atividades terapêuticas sistemáticas, funcionalmente orientadas, que pretendem melhorar o funcionamento cognitivo.

Sendo assim, o programa inclui atividades adequadas para a reabilitação dos problemas de processamento de atenção de crianças. Os materiais são projetados para remediar dificuldades em habilidades de atenção sustentada, seletiva, alternada, dividida, auditiva e visual. Os autores concluíram que o Pay Attention! tem viabilidade de aplicação, e mostrou eficácia na diminuição dos sintomas e melhora nas medidas neuropsicológicas.

 

Público Alvo

Esta intervenção é destinada à indivíduos entre 4 a 14 anos de idades.

 

Contexto

Clínico, Educacional, Neuropsicológico.

 

Aplicação

O processo de aplicação segue a organização hierárquica dos níveis de atenção: das tarefas de atenção sustentada, passando para atenção seletiva, alternada e dividida, bem como o aumento crescente de dificuldade das tarefas e seguidas as normas de interrupção e repetição de tarefas na tomada de linha de base e treinamento contidas no instrumento original.

Material:

Manual;

 

Tradução e Adaptação Brasileira por

 

Deise Lima Fernandes Barbosa

Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP (2011); especialista em Neuropsicologia – CFP (2012); graduada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007); pesquisadora colaboradora do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil Interdisciplinar (NANI-CPN/AFIP). Terapeuta Cognitivo Comportamental. Atua nas áreas clínica, de ensino e pesquisa em Reabilitação Neuropsicológica de crianças com Transtornos do Desenvolvimento.

 

Monica Carolina de Miranda 

Mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Foi membro fundadora do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico Infantil (NANI), ligado a AFIP. Foi Professor Associado Visitante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, Depto de Psicologia (2016-2017). Possui titulo de Professor Afiliado (colaborador) da UNIFESP. Atualmente é Professora da Universidade Ibirapuera, atuando no Programa de Mestrado em Psicologia – área Psicossomática.

 

Orlando Francisco A. Bueno

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de São Paulo (1972), mestrado em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina (1972) e doutorado em Farmacologia, setor de Psicobiologia pela Escola Paulista de Medicina (1974). Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de São Paulo, orientador permanente do Programa de Pós-graduação em Psicobiologia desta mesma Universidade.

Veja um vídeo explicando sobre o PAY ATTENTION!

 

Peso 300 g
Dimensões 33 × 25 × 3 cm
Carregando...