Cart

Subjetividade e Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural

Disponibilidade: 1 Em estoque

R$75,00 N/D

Detalhe: Psicologia Escolar/Aprendizagem
ISBN: 978-85-85439-24-8
Autor: Marjorie Cristina Rocha da Silva/ Marisa Irene Siqueira Castanho (Orgs.)
Idioma: Português
Edição: 1
Ano Publicação: 2017

Em estoque (pode ser encomendado)

Quantidade:

Subjetividade e Aprendizagem

Contribuições da Psicanálise e da Psicologia Histórico-Cultural

 

As análises das perspectivas do sujeito e da subjetividade constituem-se em um desafio para os profissionais da educação que se propõem a compreender as múltiplas determinações que configuram a maneira particular dos indivíduos produzirem sentidos frente à realidade vivida.

Neste livro, apresentam-se textos teóricos e análises de situações de aprendizagem em diferentes  contextos, nas perspectivas teóricas da psicanálise e da psicologia histórico-cultural. Desse modo, são oferecidos subsídios para uma releitura de processos de escolarização de crianças e jovens, de formação dos educadores, de atuação profissional, em que as configurações das subjetividades individuais não se desvinculam dos contextos sociais e culturais e das relações interpessoais em que são produzidas.

Os autores procuram apresentar os fundamentos teóricos que levam à compreensão do sujeito como um ser em desenvolvimento e como parte integrante de processos educacionais, o que acaba por gerar diversas repercussões afetivo-emocionais e cognitivas, ampliando o olhar para o sujeito e a psique humana integrados nos processos produtivos que emanam da amálgama entre o individual e social na constituição das subjetividades.

Sumário

1. Escuta da subjetividade: amadurecimento emocional e os processos de aprendizagem

2. Escuta psicanalítica e inclusão escolar: as dificuldades de aprendizagem, a família e os sentimentos das crianças

3. O aprendiz aprisionado: uma compreensão psicanalítica sobre o fracasso escolar

4. Aprendizagens na experiência clínica: as dobras do sintoma

5. Avanços conceituais na aprendizagem de Ciências Naturais na educação infantil: uma análise histórico cultural

6. Brincadeira na educação infantil: considerações sobre aprendizagem e desenvolvimento

7. Identificações ocupacionais de adolescentes trabalhadores em uma universidade pública

8. Trabalho, sofrimento e subjetividade: sentidos produzidos por alunas de cursos superiores noturnos

9. Trabalho sofrido notas sobre a experiência emocional de professoras

10. A escuta do sofrimento psíquico em professores: desafios para a avaliação e a intervenção no campo da psicologia da educação

11. Novas aprendizagens em processos de reestruturação corporativa: a dimensão subjetiva na gestão do conhecimento

 

Autoras

Marjorie Cristina Rocha da Silva

Graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco. Docente e pesquisadora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia Educacional, do Centro Universitário Fieo – UNIFIEO

Marisa Irene Siqueira Castanho

Graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo IPUSP, pós-graduação em Educação pela Universidade Nove de Julho. Docente e pesquisadora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia Educacional, da UNIFIEO.

 

Peso 0,511 g
Dimensões 16 × 2 × 23 cm
Carregando...