Cart

TAVIS-4 – Teste de Atenção Visual – 4ª edição – Manual

Disponibilidade: 0 Em estoque

R$217,80 N/D

Detalhe: Atenção Visual Infantil
ISBN: 978-85-85439-87-3
Autor: Paulo Mattos
Idioma: Português
Edição: 4
Ano Publicação: 2019
PRODUTO EXCLUSIVO PARA PSICÓLOGOS
Se você já é cadastrado para alterar seu cadastro e comprar este produto favor enviar os seguintes documentos para: omega@omegalivraria.com.br
- RG CPF e CRP
Se você ainda não possui um cadastro

Descrição

O TAVIS‑4 é um teste computadorizado de fácil manipulação, que avalia três dimensões atencionais em três di­ferentes tarefas, sendo estas:

  • Seletividade: Refere‑se à habilidade de focalizar em es­tímulos relevantes, na presença de estímulos distratores, e selecionar a informação para processamento conscien­te;
  • Alternância: Refere‑se à capacidade de mudar o foco de atenção entre tarefas com demandas cognitivas diferen­tes.
  • Sustentação: Envolve a capacidade de manter a atenção ao longo do tempo. É a capacidade de sustentar uma resposta comportamental consistente durante uma ati­vidade contínua.

O TAVIS‑4 utiliza-se das seguintes medidas para avaliar o desempenho do sujeito nas tarefas:

Tempo Médio de Reação, Erros por Omissão e Erros por ação, considerando os resultados do avaliando durante o teste.

 

Público Alvo 

Crianças de 6 (seis) anos a adolescentes de 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses de idade, com escolaridade de 1º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

 

Contexto

O TAVIS‑4 pode ser utilizado em avaliações do desen­volvimento, clínica e no contexto escolar a fim de in­vestigar os processos atencionais visuais ao longo dos anos do desenvolvimento da infância até a adolescência.

Como apresenta normas considerando a idade e sexo, o instrumento é um recurso adicional para avaliação nas investigações clínicas que incluem problemas de atenção, contribuindo para identificação de prejuízos em aprendizagem e comportamentais dependentes de processos atencionais.

 

Aplicação

Para que o examinando possa ser avaliado corretamente sem o risco de invalidação, além de seguir os padrões de aplicação e instrução, é essencial que as condições do ambiente e equipamento sejam adequadas.

O Kit do TAVIS‑4 compreende um Pen Drive de ins­talação, que possibilta que ela seja feita em até 5 dispositivos diferentes.

A configuração mínima necessária para ins­talação e funcionamento do TAVIS‑4 (versão Windows) consiste em:

  • sistema operacional : Windows 8 ou superior
  • pode ser aplicado em equipamento laptop ou desktop
  • aproximadamente 10 MB de espaço livre no HD
  • porta de leitura para USB
  • resolução 640 x 480 pixels para o monitor de 14 ou 15 polegadas

* Para quem usa o sistema IOS, sugerimos que utilizem programas que executem o sistema Windows dentro do MAC.

Para iniciar a instalação basta inserir o Pen Drive na porta USB do computador e seguir as instruções do manual. Todas as tarefas do TAVIS‑4 são precedidas por um pe­ríodo para treino. Este permite que o examinador veri­fique se o indivíduo entendeu adequadamente as instru­ções da tarefa.

O tempo total para aplicação do instrumento é em torno de 15 minutos para crianças de 6 a 11 anos e de 20 minutos para adolescentes a partir de 12 anos de idade.

 

Material (Coleção):

01 Manual;

01 Pen drive.

 

Normatização

O grupo normativo foi composto de 631 crianças e ado­lescentes com idades entre 6 e 17 anos num período de 2 anos. O recrutamento e a avaliação ocorreram em 3 estabelecimentos de ensino da cidade do Rio de Janeiro, de forma voluntária e gratuita, sendo o teste realizado por aplicadores treinados em testes neuropsicológicos.

A divisão de faixas etárias foi determinada levando‑se em consideração as diferenças de desempenho. As ida­des com desempenhos semelhantes permaneceram num mesmo grupo.

Foi também realizada uma avaliação informal do compor­tamento durante a aplicação, sendo os dados relevantes anotados para posterior consideração (para analisar um resultado em determinada tarefa do teste ou para cor­roborar os achados de desatenção, por exemplos). Essa conduta é de crucial importância quando esse tipo de função é avaliada.

 

Autor

Paulo Mattos

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), pós-doutorado em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador da Disciplina de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Medicina da UFRJ (2005 até o presente). Pesquisador do Instituto Dor de Pesquisa e Ensino (2011 até o presente).

 

* Material restrito a psicólogos.

Na compra do KIT receba como cortesia o Curso Online – TAVIS 4 – Avaliação da Atenção

Peso 410 g
Dimensões 35 × 24 × 2,5 cm
Carregando...