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TIAH/S – Triagem de Indicadores de Altas Habilidades/Superdotação – Aplicação Online

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Triagem de indicadores de altas habilidades/superdotação – TIAH/S

DESCRIÇÃO

TIAH/S é uma escala de uso NÃO restrito a psicólogos. Seu propósito é servir como uma ferramenta de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S) e, assim, não deve ser usada para estabelecer um diagnóstico. É composta por 42 itens que contemplam comportamentos referentes a indicadores de AH/S em cinco áreas: capacidade intelectual geral, habilidades acadêmicas específicas, liderança, criatividade e talento artístico.

OBJETIVO

Instrumento de triagem para a presença de indicadores de altas habilidades/superdotação (AH/S), cujo resultado pode ser utilizado como base para a indicação do(a) aluno(a) para uma avaliação psicológica mais ampla e criteriosa. Sua utilidade pode voltar-se aos contextos clínico, escolar e de orientação para professores.

PÚBLICO-ALVO

Estudantes do 3º ao 9º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 9 e 15 anos.

APLICAÇÃO

Sem tempo limite, cada aplicação leva aproximadamente 15 minutos, com opção de ser realizada em papel ou de forma online. A TIAH/S deve ser respondida por professores e profissionais do contexto educacional que acompanham o desempenho das crianças e dos adolescentes.

 

FICHA TÉCNICA

Categoria:

Desenvolvimento
Área de atuação:

Pedagogos e Psicopedagogos
Psicólogo clínico

 

AUTORA

TATIANA DE CÁSSIA NAKANO: Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas. Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade São Francisco. Visiting scholar na University of California – Berkeley. Atualmente é docente da pós-graduação em Psicologia da PUC Campinas. Desenvolve pesquisas nas áreas de criatividade, inteligência, altas abilidades/superdotação e psicologia positiva. Pesquisadora produtividade CNPq.

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