Coleção Simples – Sem Pranchas
Descrição
O Sistema Compreensivo para análise e interpretação do Rorschach surgiu por iniciativa de John Exner Jr. na década de 1970, com o intuito de reunir as contribuições dos cinco principais sistematizadores do Método de Rorschach nos Estados Unidos.
O Rorschach chegou da Europa trazido por cientistas europeus que, durante a guerra, deixaram seus países e foram acolhidos pelas Universidades Americanas.
Bruno Klopfer, Samuel Beck, David Rapapport, Margareth Hertz e Zigmunt Piotrowski, deixaram marcas significativas e, individualmente, introduziram suas próprias experiências, modificações importantes, que afastavam até certo ponto a nova proposta da criação original.
O Sistema Compreensivo integra diversos aspectos que avaliam a organização cognitiva do indivíduo, habilidades e dificuldades afetivas, autopercepção e exploração diante das relações interpessoais.
Público-Alvo
Destinado a avaliar a população adulta e idosa, a partir dos 18 anos de idade.
Contexto
Clínico.
Aplicação
Deve ser feita de modo individual e costuma durar, em média, 40 minutos. Ocorre em duas fases: a de associação e a de inquérito.
Normatização
Participaram 475 indivíduos com faixa etária entre 18 e 83 anos, sendo a média de 33,3 (DP = 12,2) anos e mediana 30 anos. Desse grupo 85 pessoas compuseram o grupo clínico e 390 de um grupo geral (não clínico).
Artigos relacionados
O Zulliger e as Constelações do Rorschach no Sistema Compreensivo
Link: https://mla.bs/b5267a2e
Indicadores de depressão do Zulliger no Sistema Compreensivo (ZSC)
Link: https://mla.bs/133fd6b6
Cognição e relacionamento interpessoal em adultos e idosos de acordo com o Zulliger e o inventário de habilidades sociais
Link: https://mla.bs/fba94c64
Desempenho de Crianças e Adolescentes Não Pacientes no Zulliger SC
Link: https://mla.bs/c23e0004
Composição
1 Manual
1 Bloco de protocolos de aplicação (25 unidades)