Cart

Promove – Crianças – Treinamento de Habilidades Sociais

Disponibilidade: -1 Em estoque

R$114,95 N/D

Detalhe: Psicologia Infantil/Habilidades Sociais
ISBN: 978-85-85439-29-3
Autor: Alessandra Pereira Falcão/ Alessandra Turini Bolsoni-Silva
Idioma: Português
Edição: 1
Ano Publicação: 2017

Disponível por encomenda

Quantidade:
SKU: OM_6674595 Categorias: , ,

BAIXE AQUI O 1º CAPÍTULO GRATUITO

 

Promove-Crianças

Treinamento de Habilidades Sociais

 

Crianças com problemas de comportamento têm despertado a preocupação de pais, professores, coordenadores e diretores de escola, em virtude das dificuldades de convívio social e de desempenho acadêmico por elas apresentadas.

O manejo adequado desses problemas se tornou um desafio para os profissionais, tanto na busca de soluções eficazes para os comportamentos-problema quanto de estratégias que permitam a prevenção de problemas futuros.
Neste cenário, o procedimento de intervenção Promove – Crianças foi elaborado tendo como fundamento a Psicologia Baseada em Evidências e é composto por 10 sessões de intervenção que envolvem as habilidades sociais destacadas pela literatura da área como diferenciadoras dos repertórios de crianças clínicas e não clínicas, do Ensino Fundamental, para problemas de comportamento.

Além disso, o livro traz uma revisão bibliográfica com os principais estudos de intervenção em habilidades sociais com crianças e o passo a passo de como o Promove – Crianças foi elaborado, assim como os resultados da intervenção realizada com um grupo-piloto. O profissional conta, ainda, com um guia de sugestões sobre como estruturar cada sessão com a criança e a indicação de materiais complementares, como livros, filmes e dinâmicas, que ajudam no envolvimento da criança em um processo de aquisição das habilidades sociais que possibilitarão melhores interações sociais.

Sumário

1. Task force: Psicologia baseada em evidências

2. Habilidades sociais e problemas de comportamento na interface com a Psicologia do desenvolvimento e com a análise do comportamento

3. Como elaborar um procedimento de intervenção

3.1. Análise dos estudos encontrados quanto às variáveis: participantes, coletas, delineamentos, objetivos, tipos de intervenção e resultados

3.2. Habilidades sociais e problemas de comportamento destacados pela literatura selecionada

3.3. Avaliação do repertório de crianças clínicas e não clínicas quanto a problemas de comportamento e habilidades sociais

4. Procedimento – piloto de intervenção

4.1. Resultados da intervenção do estudo piloto

5. Procedimento final de intervenção: Promove – Crianças

SESSÃO 1 – Habilidades da sessão: cumprimentar, iniciar conversas e civilidade

SESSÃO 2 – Habilidades da sessão: agradecer, falar coisas boas e expressar opiniões

SESSÃO 3 – Habilidades da sessão: fazer amigos, ajudar, brincar e dividir as coisas

SESSÃO 4 – Habilidades da sessão: esperar minha vez e me controlar

SESSÃO 5 – Habilidades da sessão: expressar frustração adequadamente; não se deixar intimidar

SESSÃO 6 – Habilidades da sessão: nomear sentimentos e ter empatia

SESSÃO 7 – Habilidades da sessão: expressar direitos e necessidades adequadamente;

participar de temas de discussão

SESSÃO 8 – Habilidades da sessão: elogiar, beijar e abraçar

SESSÃO 9 – Habilidades da sessão: fazer, atender a pedidos e agradecer

SESSÃO 10 – Habilidades da sessão: admitir erros, pedir desculpas e ouvir críticas

6. Conclusão

 

Autoras

Alessandra Pereira Falcão

Mestre e doutoranda em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, SP. Sócia-proprietária e psicóloga clínica na empresa Psicovida – Centro de Psicologia Aplicada, Londrina – PR.

Alessandra Turini Bolsoni-Silva

Professora Adjunta em Psicologia Clínica e docente do programas de pósgraduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do departamento de Psicologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, SP.

 

Peso 0,400 g
Dimensões 16 × 1 × 23 cm
Carregando...