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Temas Em Educação Corporativa: Contribuições Da Psicologia – Resenha

TEMAS EM EDUCAÇÃO CORPORATIVA – Contribuições da psicologia

(1ª Ed 2014)
Autor: Fernando Pessotto e organizadores

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Com o objetivo de trazer de forma acessível estudos referentes à Educação Corporativa, os organizadores abordarão nos 6 capítulos desta obra, aspectos referentes à análise de perfis psicológicos e suas contribuições pessoais nas instituições, avaliações de desempenho e, ainda, a saúde laboral e seus efeitos e implicações.

Capítulo 1–Perfis psicológicos como ferramenta para o ensino e aprendizagem no treinamento e desenvolvimento institucional –A título do que muito se discute sobre o que são competências, quais as mais importantes, quais as necessárias para um determinado trabalho, e quais as gerencias e as operacionais, neste capítulo o autor não apenas define o que são competências e sua individualidade, como também ressalta a importância em identificar quais o indivíduo possui e quais necessitam desenvolver suas potencialidades, a fim de melhor ajustá-lo às necessidades da organização a qual pertence, lembrando que cada indivíduo possui dezenas de competências consideradas através de seus traços ou características.

No Capítulo 2 – Espaço de Responsabilidade e Grau de Complexidade o autor relata  sobre a “importância das competências estarem ajustadas à área de responsabilidade do indivíduo” ou também chamado de “espaço de responsabilidade” que seriam as competências específicas para que uma determinada tarefa seja desempenhada com qualidade e eficiência pelo profissional responsável por essa função, onde cada uma exigirá um determinado grau de complexidade, conforme necessário.

Em Tipos de Competências, título do Capítulo 3, Felipe Pierry reforça questões a respeito do fato de uma empresa não ser igual a outra, assim como um profissional não ser igual a outro e tão pouco o grau de complexidade da área de responsabilidade, relacionando fatores que se destacam para cada necessidade, partindo dos diferentes tipos de empresas até a qualificação do profissional, suas competências e fatores a serem desenvolvidos. Através deste capítulo o leitor terá contato com as Competências Técnicas, as Emocionais ou Afetivas e as Racionais ou Intelectuais.

O Capítulo 4 – Escala de Competências tem por objetivo complementar o anterior que ressalta a possibilidade em identificar-se uma variedade de competências necessárias para uma determinada função, porém traz à luz o fato de quanto mais se aprofundar  na análise e identificação dessa variedade de características torna-se fundamental elencar e escalonar essas competências, priorizando as que serão essenciais para a execução de determinada tarefa e as que a complementarão, chamadas de Fundamentais e Acessórias respectivamente.

Como identificar seguramente as competências necessárias para o esperado desempenho de uma atividade dentro de um determinado espaço de responsabilidade e grau de complexidade, é o tema do Capítulo 5 intitulado Identificando Competências, onde o autor nos apresenta sua técnica, utilizada há muitos anos. Apesar de sua objetividade e facilidade em ser utilizada, neste capítulo o autor preocupa-se em esclarecer pontos fundamentais recorrentes às competências, em como identificá-las, bem como conhecimento sobre suas atividades ou atribuições.

Após identificar corretamente as atividades e funções a serem desenvolvidas pelo indivíduo, vimos a importância em identificar os traços da personalidade psico laboral e ainda, as competências responsáveis pelo bom ou mau desempenho nas tarefas, trabalho este descrito no capítulo 6 Identificando Traços Psicolaborais, onde o objetivo é trazer à luz qual traço da personalidade psicolaboral ou competência está diretamente relacionado com a atividade em questão, utilizando para isso o conhecimento dos traços de personalidade e seu envolvimento na execução de determinada tarefa.

Complementando o capítulo anterior, o capítulo a seguir Técnicas de Avaliação Psicolaboral refere as diversas técnicas que podem ser utilizadas na seleção profissional bem como na identificação das competências, sendo elas os Instrumentos de Personalidade e as Técnicas Projetivas.

Como quantificar os traços da personalidade é tarefa descrita no capítulo 8 –Quantificando Traços da Personalidade, onde aborda “os instrumentos de avaliação da personalidade e como quantificar os traços de personalidade que podem ser identificados”. Sobre instrumentos de avaliação de personalidade o autor faz referência aos mais utilizados no processo seletivo que são a entrevista e a dinâmica de grupos, destacando sua importância frente a um trabalho mais assertivo, trazendo ao leitor considerações relevantes a formatação de um roteiro de entrevista bem como da dinâmica.

Após aprender a classificar as respostas de acordo com o traço a ser avaliado, é momento de classificar os candidatos conforme seu desempenho na avaliação em Formatando a Tabela de Pontos, título do Capítulo 9 que antecede o capítulo final da obra. Neste capítulo, o leitor terá acesso a esse procedimento que tem grande significado na elaboração do relatório final do trabalho de Seleção por Competências, trabalhando com uma escala de avaliação complementada com gráficos, que identificará o quanto é necessário de um determinado traço para realizar determinada tarefa ou o quanto é necessário desenvolver para assim realiza-la, seja no campo pessoal, individual e coletivo.

 

Resenha elaborada por Sonia Regina Baptista Cepellos, Psicóloga na Ômega Livraria & Psicologia Integrada Eireli.

 

Sorocaba, 27/04/2022

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