Cart

INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL: ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS – Resenha

INTERVENÇÃO PSICOSSOCIAL: ASPECTOS TEÓRICOS, METODOLÓGICOS E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS

(1ª edição 2010 )
Autora: Kathia Maria Costa Neiva e colaboradores.

Clique aqui para saber mais do livro.

 

Kathia Maria Costa Neiva, especialista em Orientação Profissional, é autora de vários artigos científicos além de obras como Processos de escolha  e orientação profissional, Coleção EMEP II, Coleção Como escolho escolher, e o Jogo Critérios para a escolha profissional, editados pela Vetor Editora. Nesta obra, a autora tem por objetivo “introduzir o psicólogo na área da Intervenção psicossocial, fornecendo o embasamento teórico e metodológico básico, relatando algumas experiências de intervenção psicossocial”. Dividida em duas partes, a primeira destinada aos “Aspectos teóricos e metodológicos da Intervenção Psicossocial”  onde a autora Kathia Maria Costa Neiva descreve sobre o processo de Intervenção Psicossocial, a elaboração de um projeto e seu desenvolvimento, e a segunda á “Experiências de Intervenção Psicossocial”, onde conta com a colaboração de psicólogos, professores, supervisores na área de Intervenção Psicossocial e estagiários, em variados meios de intervenção, num total de 9 capítulos dispostos de maneira clara e objetiva.

No capítulo 1O que é Intervenção Psicossocial a autoraressalta o objetivo principal da Intervenção Psicossocial, que é possibilitar melhores condições humanas e qualidade de vida, visando a interação sujeito-meio social, que abrange as áreas da saúde, mental, política, economia, educação entre outras. Discorre ainda, sobre as características básicas da Intervenção Psicossocial seja sobre as necessidades de um grupo, uma instituição, organizações ou comunidades, além seu caráter preventivo ao mal-estar psicossocial e consequentemente a má qualidade de vida, pontuando as fases da Intervenção Psicossocial que serão discutidas nos capítulos sequentes.

O capítulo 2 Caracterização institucional e diagnóstico das necessidades psicossociais traz a luz a importância em conhecer o grupo, instituição, organização ou comunidade a ser trabalhado, aproximando-se de seus componentes bem como auxiliá-los no levantamento de suas necessidades a fim de definirem o objetivo da intervenção e sua demanda, esta por sua vez nem sempre clara. O trabalho do profissional é realizado além do levantamento consciente das necessidades psicossociais,  muitas vezes precisando interpretar o que não está explícito, sendo muito importante analisar de onde partiu a demanda, quem a solicitou , de onde surgiu, assim como os objetivos específicos explícitos e implícitos do grupo para estabelecer todo o processo que o caracterizará e diagnosticará. Este capítulo é contemplado com um Roteiro de caracterização institucional e diagnóstico de necessidades psicossociais que muito auxiliará ao profissional.

Em seguida, o capítulo 3 Elaboração do projeto de Intervenção Psicossocial discorre sobre as questões fundamentais que norteiam o projeto, esclarecendo sobre a formulação dos objetivos, o embasamento teórico e a metodologia que delinearão o desenvolvimento do projeto, tratando aqui sobre a população-alvo, bem como a escolha dos instrumentos utilizados no projeto, a duração do mesmo e sua periodicidade e os procedimentos a serem seguidos.

“Uma vez o projeto pronto e aprovado, se dá início à intervenção propriamente dita, cujo desenvolvimento será pautado nos procedimentos e nas estratégias definidos ” tratado no capítulo 4 Desenvolvimento da Intervenção Psicossocial, etapa esta em que ocorre o contato do profissional e o grupo-alvo e se estabelecem as relações entre os participantes. É passivo de ocorrência que durante o processo possam ocorrer modificações e correções, isso se dá em razão do feedback  do grupo que vem a promover e contribuir para o bem-estar psicossocial. A autora reforça a necessidade em atentar-se a aspectos como o enquadre que envolve a duração dos encontros, horário, dias, local, objetivos e as condições nas quais o processo será desenvolvido, o papel do profissional como prático e pesquisador, a intervenção em si, a função avaliação durante todo o processo e o fechamento do processo com a devolutiva dos resultados ao grupo, encerrando aqui a Parte I desta obra.

Na 2ª parte, 5 capítulos narram diferentes experiências de intervenção, começando com a Orientação de jovens para a inserção no mundo de trabalho descrita no capítulo 5 pelos Psicólogos Kathia Maria Costa Neiva, Fernando Augusto Caires e Thaís Mendes de Souza, onde nos deparamos com os diferentes aspectos, condições e necessidades que conduzem os adolescentes a ingressarem precocemente no ambiente de trabalho. Ao longo do texto, temos a descrição de um projeto de intervenção desenvolvido para um público de adolescentes de 15 a 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, cursando o ensino médio, oriundos de famílias de alta vulnerabilidade,  tendo por objetivo prepará-los para a inserção no mundo do trabalho. Um relato feito a partir do objetivo, a escolha do público-alvo, que contou com o apoio da associação beneficente que desenvolve projetos educacionais, sociais, sociais, culturais, esportivos e de saúde a essa população e de todo o desenvolvimento do projeto, com etapas descritas detalhadamente.

No capítulo 6 Livro da vida: o trabalho com narrativas de crianças e jovens em abrigos as Psicólogas Audrey Rossi Weyler, Ana Ma Brito do Vale e Renata Martins trazem à tona o significado concreto e abstrato em narrar histórias, sua importância no contexto pessoal e social e suas interações. Partindo dessa premissa, a elaboração e a realização de um projeto de intervenção psicossocial tendo como objetivo ”criar um espaço de elaboração e transmissão da experiência pessoal e coletiva por meio de oficinas autobiográficas” tendo como público-alvo crianças e adolescentes de um abrigo, é apresentado de forma descritiva.

Em Orientações sobre sexualidade para adolescentes o objetivo do projeto de intervenção psicossocial descrito no capítulo 7,que contou com a colaboração das Psicólogas Ana Lucia Ivatiuk,  Juliana Fowler e a Pedagoga Ana Lucia Rinaldi Gullo, está em “facilitar a compreensão das mudanças que ocorrem na fase da adolescência, especialmente no âmbito da sexualidade, por meio do autoconhecimento e da interação grupal”. Reflexões referentes a precocidade do desenvolvimento sexual dos adolescentes bem como da falta de informação e outras barreiras, conduziram este projeto realizado com um grupo de adolescentes de uma determinada instituição, com o objetivo maior em ampliar o autoconhecimento, refletir sobre a adolescência, seus comportamentos e tomada de decisões, além de promover orientação e conscientização e o desenvolvimento de um comportamento responsável frente a sexualidade. A intervenção desenvolvida em 12 encontros é descrita em sua íntegra.

Fortalecer o vínculo entre pais e filhos é o tema que rege o capítulo 8Fortalecimento do vínculo entre pais e filhos, onde as Psicólogas Yone Xavier Felipe da Fonseca, Elaine Cristina Dias Feitoza e Márcia Ferreira de Lima discorrem sobre a experiência vivida pelos pais em educar e criar seus filhos, observando-se que muitos enfrentam certa dificuldade nessa relação. Além de prover afeto e cuidados, muito se discute na questão do quanto as relações familiares influenciam a saúde mental e o comportamento das crianças, sua socialização e condutas, sendo necessário utilizar-se de práticas educativas para orientá-los, versando sobre características fundamentais ao bom relacionamento pautando sobre o estar presente, a troca de informações e de opiniões. Nesse sentido, idealizou-se esse projeto que tem por objetivo “fortalecer a relação de pais e filhos, propiciando melhorias não só para o vínculo, mas também para outras áreas da vida dos indivíduos, como a relação com os colegas e o desenvolvimento cognitivo/escolar”.

                                               Para encerrar esta obra, o capítulo 9 Capacitação de educadores de uma ONG dispõe de um projeto desenvolvido pelas Psicólogas Vanda A. Vergueiro Santarcangelo, Cristiane Cipriani Neves e Daniela Correa da Fonseca que teve por objetivo “capacitar os educadores para o desempenho de suas funções com crianças e jovens” trazendo mais especificamente a luz da conscientização sobre o papel do educador, a importância do relacionamento dos educadores com as crianças e adolescentes e com a equipe, discutir sobre as formas de comunicação e sensibilizar os educadores para a utilização de outros recursos pedagógicos que motivem e dinamizem mais suas aulas. Ressalta-se aqui que os educadores em questão como público-alvo são voluntários que atuam em organizações não governamentais criadas por grupos religiosos na maioria das vezes, e que desenvolvem trabalho socioeducativo junto à comunidade, no sentido de proporcionar-lhes algum tipo de formação, ensino religioso ou mesmo reforço escolar. Ao mesmo tempo que a demanda dessas crianças e jovens cresce a cada dia, vê-se por outro lado certa escassez de voluntários, ou mesmo certa falta de habilidade ou experiência por parte de alguns interessados, o que fundamentou este projeto.

Intervenção Psicossocial: Aspectos teóricos, metodológicos e experiências práticas, uma obra repleta de conteúdo e informação aos que atuam ou pretendem atuar nesse campo.

 

Resenha elaborada por Sonia Regina Baptista Cepellos, Psicóloga na Ômega Livraria & Psicologia Integrada Eireli.

 

Sorocaba , 27/05/2021

Carregando...