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Como O Cérebro Aprende? – Resenha

COMO O CÉREBRO APRENDE?
(1ª Ed 2018 – Vetor Editora)
Autor: Rockson Costa Pessoa

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“O cérebro humano é a estrutura encefálica mais complexa entre os organismos vivos. Seu desenvolvimento continua sendo um dos poucos mistérios não solucionados da ciência.”

O livro é dividido em três partes. Na primeira parte do livro é explicado a diferença entre cérebro, encéfalo e mente, que muitas vezes são utilizadas como sinônimo, porém não são.

O encéfalo na verdade é o que chamamos de cérebro, que é todo o sistema que está contido em nosso crânio e nele estão localizados o cérebro, cerebelo e tronco encefálico.Já a mente é um fenômeno que não pode ser visto como sinônimo do cérebro, mas sim, como um produto do funcionamento dele. O cérebro produz a mente. A mente é um conjunto de operações realizadas por ele. Na verdade, há muito por se descobrir e falar sobre a mente, que é um campo de possibilidades.

O cérebro é o órgão mais importante e complexo do ser humano e não há diferenças significativas entre o cérebro masculino e feminino.Ele demora em torno de 30 a 40 anos para se desenvolver por completo. O cérebro avalia os comportamentos (ou a maior parte deles). Os comportamentos são fenômenos visíveis (ou macros), como o andar, cantar, pular, chorar ou não observáveis (micros), que são não podemos observar a olho nu, como é o caso dos pensamentos: sonhar, fazer cálculos, armazenar memórias, que no caso são produzidos pela mente e pelo cérebro.Há uma parcela de comportamentos que não são regulados diretamente pelo cérebro. Eles estão relacionados aos órgãos e vísceras e respondem ao sistema nervoso autônomo, por exemplo, o batimento do coração e o inflar dos pulmões.

Já na Parte II do livro o autor menciona sobre evolução do encéfalo, que se iniciou com o surgimento da bainha de mielina em peixes, até a constituição dos humanos modernos. Mecanismos psicológicos e neurais evoluíram, possibilitando os humanos a produzir cultura, permitindo a nossa adaptação nos diferentes meios que vivíamos.

Foi possível também destacar o aprimoramento das estruturas encefálicas, relacionadas ao comportamento, às emoções e às funções cognitivas.Aqui também são mencionados e discutidos sobre fatores importantes que implicaram na evolução do encéfalo:

 

Na PARTE III o autor fala sobre a Ontogênese do Encéfalo Humano, ou seja, o estudo da evolução do mesmo desde quando é um embrião, dessa forma, compreendendo como cada estágio apresenta determinado nível de maturidade que não se limita a um percurso de desenvolvimento biológico.

É nesse capítulo onde poderemos entender melhor como o encéfalo é formado, durante uma gestação, e o que ocorre em cada fase. Ao final da gestação o encéfalo passa por uma poda em suas redes neurais já formadas. Essa poda elimina certos circuitos que eram importantes na vida intrauterina, mas passam a ser redundantes após o nascimento. Essa pode continuar ocorrendo até a adolescência.

 

Nessa parte do livro, educadores comentam sobre a aproximação entre neurociências e educação.

 

COMO ENSINAR CÉREBROS?

Há 14 princípios básicos para ensinar cérebros, separados em três dimensões (emocional, pedagógica e biológica), que seriam uma espécie de fio condutor para a realidade de uma neuroeducação.

 

E COMO MELHORAR A APRENDIZAGEM?

Não há uma resposta-padrão para essa pergunta, mas há eixos facilitadores para a aquisição de novos conteúdos. Esses eixos seriam: a natureza do cérebro, fatores promotores da aprendizagem, aprendizagem do cérebro

 

 

Resenha elaborada por Nicole Corradini Golob, Psicóloga na Ômega Livraria & Psicologia Integrada Eireli

 

Sorocaba, 24/05/2022

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